Acidente no trabalho, conheça os seus direitos.

Acidente no trabalho, conheça os seus direitos.

Advogado acidente no trabalho

A Zanellato Advogados traz este artigo para você que sofreu um acidente no trabalho ou conhece alguém que precisa saber como prosseguir após sofrer um acidente durante o seu expediente profissional.

Sumário

Acidente no trabalho segundo a lei.

Segundo a Previdência Social, o acidente no trabalho é:

“Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que causa a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.”

Vale lembrar, que a lesão por esforço repetitivo (LER), doença do trabalho também são consideradas acidente do trabalho.

O que fazer após o acidente.

Colher provas

Caso o acidente não seja grave e você esteja consciente, é importante colher as provas do ocorrido.

  • Fotografe o local do acidente.
  • As consequências do acidente.
  • Os equipamentos de proteção que utilizava no momento.
  • A razão do acidente.

Em contrapartida, não sendo possível colher as provas do acidente, peça para alguém de confiança registrar tudo.

Essa atitude é muito importante para concluir e provar que o motivo do acidente de trabalho foi irresponsabilidade do empregador.

Procurar ajuda médica

Após o acidente, é extremamente importante procurar por ajuda médica, mesmo que acidente tenho sido leve.

Informar que o acidente aconteceu

É obrigação da empresa informar o INSS sobre o acidente de trabalho.

Todo o processo é feito através do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Lembre-se de informar a empresa que você quer a CAT, você pode informar pelo e-mail ou WhatsApp.

Caso a empresa negue o pedido, guarde a resposta, pode ser com um print da tela. Após isso procure o Cerest mais próximo de você.

A emissão do CAT é uma prova de que o acidente aconteceu, além de auxiliar para ter estabilidade no emprego.

Afastamento pelo INSS

Uma vez que o acidente impossibilitou o seu retorno ao trabalho por mais de 15 dias, será necessário o afastamento pelo INSS.

Reunir a documentação médica

A documentação médica é fundamental para provar o acidente e os danos causados.

Os documentos necessários são:

  • Receitas.
  • Atestados.
  • Relatórios.
  • Declarações.
  • Laudos.

Além destas documentações, guarde todos os comprovantes de despesas médicas, pois você pode ser reembolsado se for ajuizado uma ação de acidente de trabalho.

Consultar um advogado

É comum as empresas se recusarem a cumprir com as suas obrigações trabalhistas após um acidente no trabalho.

Para saber todos os direitos que você tem, o que pode ser feito e as provas necessárias para comprovar o acidente, recomendamos que você procure o advogado trabalhista mais próximo de você.

Conclusão

O empregado após sofrer um acidente no trabalho deve colher o máximo de provas possíveis, além disso, caso a empresa se negue a cumprir com as suas obrigações trabalhistas poderá ser ajuizada uma ação de acidente no trabalho.

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